SECRETS OF MANKIND

Uma torre entre a névoa ofuscante
A multidão vibra em êxtase
Todas as fronteiras são abolidas
Não há vida
Não há morte
Luz, luz e luz
Brilho dançante em folia
Finalmente
Os segredos da humanidade
Revelam-se
Na torre espectral
Na imensidão das trevas

Akaji Marco
Dançarino, ator, coreógrafo e diretor

(Akaji Marco)

Fico imaginando o gozo de um mineiro ao achar uma pesada pepita de ouro. Que valor ela teria? – Ele imagina. Ele a pesa, para medir, para se certificar. Espanta-se, pois a partir dali seus problemas financeiros se findarão, muito embora suas angústias não deixarão de lhe perseguir. A felicidade não é uma constante amiga do tempo, ela se fideliza mais ao momento, às pequenas portas que se abrem ao longo da trajetória de nossa própria narrativa. Tal qual a encontrar uma pepita meus sentimentos me felicitam, me dominam e degeneram minha tristeza. Nunca esperei encontrar um espetáculo como esse que vi, em que a ausência de palavras se passa despercebida e o corpo, o gesto, os objetos, as roupas e as expressões se orquestram numa só linguagem para traduzir todos os conflitos da humanidade: o bem, o mal, os mitos, o ímpeto de saciedade, os deuses, o capitalismo, homemulher, espíritos. Os bailarinos com seus pés moles, soltos, são pés de pano que laceiam o ar, na verdade, flutuam numa nuvem onírica; livre interpretação. Quem bom é sonhar sem ter sentido, que bom é ter o palco como uma outra dimensão. Sai do espetáculo com a sensação vazia, com medo de nunca mais ver algo em tamanha magnitude. Não sei medir essa peculiaridade. Eram rostos de horror, risos, almas divididas. Minutos que nunca sairão de mim. É a sensação nítida de poder atravessar o impossível sem que meu medo possa me ferir. Perdi-me nos sentidos como se andasse por uma floresta, em desvario. Eu não consigo traduzir tudo o que senti, nem medir a força de toda a riqueza humana representada nos movimentos.

CIA DAIRAKUDAKAN
(Japão)

Eu via, eu sonhava... e eu agradecia. Agradecia por existir, e por existir diante de mim tudo aquilo que via.

"SECRETS OF MANKIND"


SESC PINHEIROS
3 E 4 de Novembro, 2010
21h

0 comentários:

Postar um comentário