Nina Simone em "The Thomas Crown Affair"

BBC - As Pirâmides Perdidas De Caral






Invisible Light

Um hit holandês!

Olha o filme que vai bombar na Holanda. Curto muito esse tipo de humor!!! Segundo um amigo, esse filme tem atraido mais pessoas na Holanda que o Harry Poter. MUITO JUSTO!!

Eddy Grant em "Electric Avenue"

Bom demais...

O Cara!

Manu Chao

¿Mamá...?
¿Qué?
(Señor presidente)
¿Puedo tener Hijos?
Ahora no porque tienes siete años
(Señor presidente)
Pero los tendrás cuando seas mayor y te cases
¿Quién tiene antes el niño, la madre o el padre
El padre pone la semilla como te he dicho,
y la madre pone la Tierra
en que esa semilla hará la flor.
¿Y quién es la flor?
¿Por qué no crecen los niños dentro de los papás?
Yo ya estoy deseando tener niños, ¿y tú Quique?
Oh Yo no...



Gremlins




Para fazer o download do torrentz desse clássico dos anos 80, clique AQUI! O torrentz já vem com Gremlins 1 e o 2. Coloquei também as respectivas legendas no arquivo.

Ghost dog the way of the Samurai, de Jim Jarmusch

"Nosso corpo recebe a vida no meio do nada. Existir onde não há nada é o significado da frase... 'A forma é o vazio '. Todas as coisas serem fornecidas pelo nada... é o significado da frase: 'O vazio é a forma'. Não se deve achar que essas são duas coisas separadas."

Fugir do estereótipo é certamente a melhor forma de se construir um caminho original. Claro que a construção de um universo próprio, esse ponto de vista exclusivo do artista, não se limita apenas a essa manobra dramatúrgica, vai muito além. Penso nesses pontos e penso no quanto é complexa a busca por um olhar próprio do mundo, principalmente quando se tem em mente um desejo de verbalizar através de uma linguagem específica, como a cinematográfica e tantas outras, aquilo que nos inquieta e nos apaixona. Vejo inúmeros cineastas donos de seus próprios estilos, hoje coloco um a mais nessa lista: Jim Jarmushc. Para o cineasta o mundo é longe de ser um padrão social fixo, as coisas são simplesmente uma oportunidade para se constituir enquanto individuo através das inúmeras identificações que podemos ter com aquilo que nos é apresentado. Tudo é fluído. Nada mais libertador! Dono de uma ironia visual, ao ver esse filme percebemos claramente a riqueza de sua linguagem audiovisual e mais essencialmente vemos a diferença daquilo que podemos trabalhar dramaturgicamente na televisão e no cinema. Senti ares de Lynch em sua obra. É um filme pra se ter em mente.

Episódio "Vatos", The Walking Dead

O tema desse post é a série como um todo, mas em especial volto minha atenção para o episódio “Vatos” (S01E04).

Inexplicavelmente o mundo atravessa um apocalipse zumbi que coloca em risco a vida dos seres humanos. Não sabemos de onde vem, muito menos para onde vai essa situação limite a qual todos os personagens de The Walking Dead se deparam. Vemos que estão a todo o tempo tentando se proteger do pior – a morte.

“You fascinate me”

Pensar numa realidade catástrofe, como essa, proporciona à narrativa inúmeras situações extraordinárias. Para uma obra de ficção, não há melhor prerrogativa do que começar por algo que fuja ao padrão social comum; que seja ilegal (Weeds), amoral (Dexter) ou até mesmo, impossível (?), como é o caso da trama de The Walking Dead. Sempre teremos uma atração inquestionável por aquilo que nos é moralmente condenável. Somos um emaranhado de desejos, tanto para o mal, quanto para o bem; talvez por isso essas narrativas façam tanto sucesso, pois trabalham com o politicamente incorreto dentro de um campo de verossimilhança da psicologia humana.

Dentro dessa realidade apocalíptica e ameaçadora, Robert Kirkman, um dos criadores da HQ Walking Dead e roteirista da série, observa que para sobreviver as pessoas fazem o que elas tiverem que fazer por suas vidas e em alguns momentos até os mais violentos podem se tornar um daqueles que podem nos proteger. Daryl Dixon é um exemplo de personagem que cumpre essa função. Vejo que ao colocar integralmente os personagens sob uma ameaça intermitente se proporciona um estado de conflito que pode, a qualquer momento, desintegrar um instante aparentemente tranqüilo. O episódio “Vatos” traz exatamente esse predicativo. Para além desse ponto de vista, considero “Vatos” um emblema na questão de se trabalhar a relação dramática dentro de um episódio. Temos dois pólos: começo e fim, neles cenas completamente opostas se dialogam ao estabelecer eixos comuns para um mesmo objetivo: o cliffhanger do final do episódio. Abre-se uma cena com uma imagem belíssima no segundo inicial do capítulo, as irmãs Andrea e Amy – após o feliz reencontro – estão a pescar e a conversar sobre a educação diferenciada que o pai proporcionou a ambas. Essa cena é extremamente bem recortada. É uma relação familiar de grande amor, conexão. Ao mesmo tempo em que o próprio discurso, ao aprofundar a ligação entre as irmãs, tenciona para que o espectador se identifique com elas, com a fraternidade de ambas. Identifico essa fraternidade como o ponto culminante para o drama que veremos na cena final de “Vatos” e para substancialmente entendermos a dor de Andrea. Essa cena da pescaria é seguida por Dale observando um comportamento tão inusitado quanto suspeito por parte de Jim. Esse é o segundo elemento que irá fortalecer todo o drama do cliffhanger do final do episódio. Pois, temos, após uma bela cena tanto de paisagem quanto de delicadeza de relações, um homem cavando inúmeras covas. Harmonia e suspense andando lado a lado.


Agora sabemos que as irmãs têm em si sua única família, a morte de uma delas acarretará um grande sofrimento, principalmente depois que temos a dimensão, dada pela cena, do amor que as duas se reservam. Tudo sempre bem planejado. Ao longo da história permanece o mistério: covas estão sendo cavadas, por quê? Durante o episódio, Rick Grimes ainda está no centro de Atlanta com seus homens a procura de Merle, que já não está no lugar em que fora algemado. Vemos a força de Merle ser colocada em destaque, pois o mesmo executou sua fuga mesmo depois de ter serrado o próprio punho. Certamente Merle será um personagem a ser usado posteriormente e, novamente, como um instrumento para se criar cenas de suspense, uma vez que o personagem é uma vingança iminente. Com o desaparecimento de Merle, Rick volta a sua atenção para a sua mala de armas que ficou perdida pelas ruas. O bando parte para recuperá-la e é surpreendido pelos homens de Guilhermo. Após uma resolução pacífica de um conflito que poderia gerar um derramamento de sangue entre as “gangues”, Rick parte para o acampamento. Entretanto, seu veículo fora roubado, o que atrasa sobremaneira sua chegada. Esse atraso é proposital, pois o desfecho precisa disso. Cai à noite, em volta de uma fogueira, num clima aprazível, os personagens se entretêm. Estão aparentemente longe do perigo, longe de Atlanta! Estavam despreocupados quando o sonho de Jim e o motivo por ter cavado tantas covas se fez realidade.


É uma grande cena dramática em que, para os que acompanham a série, inúmeros elementos se juntam. Agora se criou uma rachadura dentro da organização do grupo, pois já não é mais seguro ficar onde estão. Há, ainda, o pavor que ronda os personagens. No apocalipse que tomou conta do mundo, ninguém poderá garantir segurança. Todos estão sob ameaça e agora, mais do nunca, precisam se mover em busca de novas estratégias.

No quinto episódio o drama de Amy e Andrea retorna e, novamente, vemos um excelente trabalho de cena. Reparem no recorte da câmera nesse desfecho da relação das duas.


Cliffhanger

(WEEDS S02E12)

Resumir a intensidade de uma cena em uma palavra sempre me pareceu algo um tanto castrador. Porém, poder exprimir, em conceito, todo o processo decorrente de inúmeras ações dramáticas que foram semeadas ao longo de uma temporada e que se frutificarão em um surpreendente desfecho é, no mínimo, espetacular. Considero que para se jogar um personagem no precipício é preciso ter todo um planejamento determinado, que vai se modificando conforme as necessidades da trama. Trata-se de um caminho que leve e potencialize o conflito-abismo, aparentemente intransponível, até o personagem. Isso pode durar um capítulo, um episódio, ou até mesmo uma temporada inteira, depende da complexidade e das exigências desse processo. Esse conceito se resume a um termo que mensura suspense – é o gancho –, ou seja, o momento de exposição do personagem diante de uma situação limite, emblemática, surge um dilema que por muitas vezes pode ser fatal. Define-se o propósito da cena: alimentar o desejo do espectador de continuar nela. Todo esse momento de ansiedade em que esse emaranhado de ações explode à medida que não se conclui a situação conflitante, atrasando sua posterior conclusão, compreende-se por CLIFFHANGER!

Lembrei de inúmeros cliffhangers que já me deixaram completamente de queixo caído. Em especial vinculo a esse post uma das cenas que mais tem me intrigado: o último episódio da segunda temporada de Weeds.

Nesse trecho Nancy precisa cumprir sua parte do acordo com U-Turn, que a prometeu um pagamento em dinheiro por toda a droga que Nancy foi obrigada, por Peter, a prematuramente se desfazer. Entretanto, paralelo a esse acordo, Heylia James fez outro acordo de repasse da carga, oculto à Nancy, para os traficantes armênios. Heylia tenta, ao seu jeito, consertar o problema “Peter” e acaba chocando um acordo ao outro. Ao final, ambas as violentas partes querem a mesma coisa: a droga. Nancy está na ponta de um triângulo, fogo cruzado de uma questão até que simples de resolver, pois a droga está em seu cofre. MAS NÃO ESTÁ! A protagonista é pega por um fator totalmente inesperado, pois Silas, seu filho, querendo entrar nos negócios da mãe faz uma operação de chantagem que envolve o roubo da mercadoria, fato ainda não ciente por Nancy. SOMA-SE ao fato de que ao longo da temporada Silas vinha ameaçando o território de outro personagem, a excelente criatura CELIA HODES, que descobre JUSTO no último episódio quem estava por traz do roubo de suas câmeras de segurança, sim, era SILAS BOTWIN. Celia, enfurecida, vai em busca de Silas no pior momento tanto para o adolescente, que está com a carga em seu carro, quanto para a protagonista e por que não dizer de si própria? O cliffhanger desse desfecho vai por esse cálculo: Nancy está sob ameaça de vida e precisa entregar a droga, Silas está com a droga, mas Celia chega, com a POLÍCIA, para prender o adolescente, e agora? Sem a droga, Nancy será morta!

Esse episódio e os dois posteriores – terceira temporada – completam um triângulo de extrema complexidade e competência, principalmente por proporcionar ao espectador momentos de grande ansiedade. Há cenas de grande aprendizado.

Desconectar para conectar

Comercial da Tailândia!

Maria de Fátima (1988)